Gabriel Galípolo é aprovado pelo Senado para assumir a presidência do Banco Central
- lucas03dasilva
- 9 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) o nome do economista Gabriel Galípolo, escolhido pelo presidente Lula (PT), para presidir o Banco Central.
Galípolo foi aprovado por 66 votos favoráveis e 5 contra. A votação foi secreta. A aprovação dele em Plenário foi a melhor dos últimos 22 anos (veja os índices mais abaixo).
Antes, o indicado passou por uma sabatina, que durou quatro horas, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O colegiado aprovou a indicação por unanimidade, com 26 votos favoráveis e nenhum contrário.
Galípolo vai assumir a cadeira de Roberto Campos Neto, que encerra o mandato em 31 de dezembro. E terá, a partir de 2025, um mandato de quatro anos à frente do BC.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, celebrou a aprovação da indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC).
“O Senado acaba de aprovar de maneira expressiva a indicação de Gabriel Galípolo para presidência do BC. A qualidade técnica dele e a votação expressiva reforçam mais uma vez que o presidente Lula sempre acertou nas indicações ao BC”, disse.
Padilha ainda afirmou que o Executivo federal tem “total confiança” que a gestão de Galípolo irá seguir a lei da autonomia do Banco Central.
Comentarios